segunda-feira, 12 de abril de 2010

A guerra dos sexos. Ou afinal quem tem razão!

Em conversa sobre inteligência:
Macho: ... por exemplo os jogadores de futebol têm um tipo de inteligência...
Fêmea: Ah??
Macho: Sim, é preciso ser inteligente para saber se há-de passar àquele ou ao outro, se há-de fazer um passe longo ou curto...
Fêmea: Se me dizes que é preciso usar o cérebro para chutar a bola ou levantar um braço, isso eu percebo, assim como é preciso usá-lo para comer... E todos comemos, mas nem todos somos inteligentes.
Macho: Não vês, por exemplo, quase todos os treinadores foram bons jogadores. É preciso saber tomar a decisão certa, é preciso entre várias opções escolher a certa, ou seja, é preciso inteligência para isso...
Fêmea: Hum, isso não é só aptidão e sorte?!!!
E pronto, não saimos disto...
Primeiro, falar de futebol já me baralha um bocado (é verdade, também sou um bocado limitada!) e depois a partir do momento em que um jogador ou treinador manda pérolas do género: "chutei com o pé que tinha mais à mão", ou "prognósticos só no fim do jogo" e ainda "estavamos num precipício e demos um passo em frente"... Fico com as minhas dúvidas...

5 comentários:

  1. Não concebes que seja preciso inteligência para preparar uma jogada de ataque, de modo a apanhar a defesa adversária em contrapé ou desprevenida?

    É um princípio muito básico (e uma comparação muito má, admito) que se pode verificar também na guerra ou, se quisermos, no Xadrez ou nas Damas.

    ResponderExcluir
  2. José Piçarra: eu informei logo que falar de futebol me baralha um pouco :P
    Ora bem eu entendo que desportos tais como o futebol acentes nas leis da física e que tais era capaz de ser fantabulástico.
    O que eu acho é que a maioria dos jogadores joga por aptidão, por observação, treino e que ao fim de tanto tempo, ou seja, depois de tanto "baterem no ceguinho" a "coisa" já sai como que puff!! Eu acho que é preciso inteligência para esquematizar jogadas e afins, mas não me parece que seja usada!! eheheh
    Quanto ao Xadrez, não acho que seja comparável com o futebol, porque o futebol origina opções demasiado aleatórias, com tantos jogadores, tantas variáveis como o vento, a força... O xadrez sim, admiro e admito que um bom jogador deve ser incrivelmente dotado.
    Mas não resmungues comigo sobre futebol, fico nervosa :P

    ResponderExcluir
  3. Olá. Para o futebol é preciso aptidão física e inteligência. Há coisas que se aprendem por repetição, mas a um nível mais exigente a inteligência faz toda a diferença.. tal como a percepção, o saber prever um movimento do adversário ou do colega, a disciplina táctica, etc.. e é assim com a maioria dos desportos.

    Não é um desporto assim tão aleatório como parece. Está tudo definido e esquematizado. Há situações em que se atira a bola para a frente e fé em Deus, para aliviar o perigo, por exemplo, mas assim que a bola chega aos pés, a táctica é para ser aplicada.
    Apesar do xadrez ser muito mais preciso, pode-se fazer uma ligeira comparação sim.

    Mas pronto.. o futebol nem é o meu desporto.. Voleibol é que é!.. e esse é muito exigente em termos de inteligência! Qualquer dia dá-me um AVC por jogar a isto. O meu tico e o meu teco até fazem faísca!! RCC!! :P

    Espero que não tenhas ficado nervosa.. :P

    ResponderExcluir
  4. Markekas: não fiquei nervosa, desta vez!!
    Hum até tinha ficado mais ou menos convencida, não fosse o FCP ter marcado 3golos no último jogo e eu ter ficado a pensar: se só agora, no fim do campeonato, perceberam que é preciso marcar golos, a cabecita não anda a trabalhar!!! eheheheh brincadeirinha :P

    ResponderExcluir
  5. Ahahaha!! As coisas não são assim tão lineares. A teoria é muito bonita, mas do outro lado também há uma equipa a jogar né.. :PP

    ResponderExcluir