Lembrei-me deste assunto, quando ouvi ontem no Telejornal o Cristiano Ronaldo a arranhar espanhol para a TV espanhola.
Questão que me irrita um pouco, pois não estou a imaginar um espanhol a tentar falar português aqui em Portugal, mas pronto, isto não interessa nada.
O que realmente acho completamente desprovido de lógica é termos jogadores de futebol na Selecção Nacional que são "portugueses" há meia dúzia de anos.
Mas afinal é selecção Portuguesa, ou selecção Mix? Se mais meia dúzia se lembrarem de mudar de nacionalidade para começarem a jogar na Selecção Portuguesa, isso quer dizer que vamos ter uma Selecção maioritariamente estrangeira??? What´s the point? É que não consigo mesmo perceber...
Já nem vou comentar termos tido um treinador brasileiro, isso já são contas de outro rosário...
Agora, voltando ao mesmo, não é suposto que num campeonato Europeu ou Mundial se defrontem as várias nacionalidades? Qual a lógica de ter lá para o meio dois ou três jogadores que nunca serão capazes de cantar o Hino Nacional, nem serão capazes de jogar por amor à camisola?
São realmente coisas que me ultrapassam...
Os espanhois têm aquela cultura deles e qualquer pessoa que va para la tem que aprender a falar a lingua deles. Por um lado isso é bom porque preserva a lingua deles, por outro, torna-os ignorantes porque nao sabem falar outras liguas.
ResponderExcluirQuanto à seleçao ter alguns luso-brasileiros....no caso do Deco e do Pepe ate faz algum sentido porque estao ca desde os 17 anos. No caso do Liedson ja nao. Mas como temos falta de avançados........
Pois, até percebo isso. Não estou é a ver um jogador inglês ou francês a ter aulas intensivas de espanhol. Mas o que interessa é que nós portugueses somos muito despachados e com uma capacidade de adaptação fantástica... ou não :P
ResponderExcluirÉ por uns estarem cá há cinco anos e outros há quinze que não deviam estar na selecção. Não me convenceste :P É selecção Portuguesa. e se não temos jogadores, não jogamos.
É mesmo à gaja, esta visão tão simplista do Futebol :P